Noite Cultural - Colégio Visão - Colégio Visão

Noite Cultural - Colégio Visão

"O conhecimento é algo que deve ser sempre almejado, e conhecer um pouco mais da cultura do nosso país através da expressão artística, possibilita a ampliação e abertura de novos horizontes". Na noite de 08 de julho de 2016 aconteceu na Quadra Poliesportiva a Noite Cultural do Colégio Visão, onde cada sala fez sua apresentação voltada à cultural local dos estados brasileiros.

Noite Cultural - Colégio Visão

Na noite cultural do Colégio Visão tivemos diversas apresentações culturais como: o Siriri que foi a abertura da noite apresentada pelos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

Noite Cultural - Colégio Visão

Carimbó e Xote que foram apresentadas pelas turmas de Balé da professora Patrícia.

As turmas dos Infantis I fase I e fase II das professoras Adriana Mangolim e Adriana Oliveira auxiliares Bárbara e Bianca fizeram a apresentação da dança da saia. A Flor do mamulengo foi apresentada pela turma Infantil II da professora Cristiane e auxiliar Célia. O Infantil III da professora Iracy e auxiliar Ingrid fizeram a apresentação da dança rala o coco e mexe a canjica, todas essas apresentcações tinham caráter caipira.

A próxima dança foi a dança do Boi Bumbá apresentada pelas turmas do 6º e 7º ano do Ensino fundamental II, essa dança é do folclore brasileiro que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. Surgiu no nordeste do país e exalta a alegria e a força das festas indígenas.

A dança seguinte foi a Tarantella que é uma dança folclórica animada, rápida e festiva. Ela teve sua origem na Itália. Foi apresentada pelos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental I da professora Ângela e auxiliar Letícia.

O Frevo foi a próxima apresentação na Noite Cultural do Colégio Visão. É um ritmo musical com origem em Pernambuco, misturando marcha, maxixe, dobrado e elementos da capoeira. Caracteriza-se pelo ritmo acelerado. Muito executado durante o carnaval nordestino. Apresentado pela turma da professora Nicinha 2º Ano do Ensino Fundamental I.

Pagode é um estilo de samba, teve início no Rio de Janeiro entre 1970 e 1980 com as tradicionais rodas de samba feitas no fundo de quintal. Foi apresentado pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II.

A dança é uma das principais artes populares. A dança se caracteriza por movimentos em diferentes ritmos e passos.E para apresentar essas diferentes culturas existentes em nosso país, foram oferecidos aos alunos do 3º ano A e 3º Ano B do Ensino Fundamental I coordenados pelas professoras Magda e Rosangela, vários estilos musicais como: balada, funk, sertanejo, remix e quadrilha, visando despertar um maior interesse pelas expressões artísticas e culturais, a fim de resgatar e valorizar a música e a dança.

Funk um estilo de dança que teve início nos Estados Unidos na década de 60, pelos músicos Afro-Americanos. Nos anos 90 começa a ser discriminada no Rio de Janeiro, sempre com batidas marcantes e repetidas. Ritmo apresentado pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II.

A música e a dança baiana surgiram de estilos encontrados nas festas folclóricas do nordeste brasileiro, resultante da junção da dança africana com as danças indígenas e portuguesa. Esta dança foi apresentada pelos alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I da professora Débora e contribuição para a coreografia a Senhora Daniele.

O 1º Ano do Ensino Médio apresentou a dança do Carimbó que  é uma dança de roda de origem indígena, típica do litoral do estado do Pará, no Brasil. E também apresentaram o Pop que é um gênero distinto, visado a um público jovem e caracterizado como uma versão mais leve do rock and roll.

A apresentação do Axé foi feita pelos alunos do 3º Ano do Ensino Médio. O axé surgiu na Bahia, na década de 1980. Nessa época esse ritmo de dança era a mistura do frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, forró e outros. O nome “AXÉ” significa energia positiva e é utilizado para designar o estilo de qualquer banda ou artista que vem da Bahia.

O 5º ano do Ensino Fundamental I da professora Patrícia apresentou a dança country, que nasceu junto com a música country nos Estados Unidos no começo do século XX, quando imigrantes da Inglaterra viajavam a cavalo, em grupos, montando acampamento nas paradas dos trajetos longos e cansativos.

Fechando com chave de ouro o 2º Ano do Ensino Médio apresentou a Quadrilha que, no Brasil foi originalmente chamada de "Quadrilha de Arraiais", e era parte das comemorações chamadas de festas juninas. Um animador vai pronunciando frases enquanto os demais participantes, geralmente em casais, se movimentam de acordo com as mesmas, no sentido Militar, colonial.