Projeto de Olho no Futuro - Colégio Visão

Projeto de Olho no Futuro

Objetivo Geral: Contribuir com os alunos do 1º, 2º ano e do 3° ano do Ensino Médio para auxiliar em uma melhor escolha da carreira profissional.

Por Kelma Flores Marques Leite | dia | em Blog/Atividades | 0 Comentários

Projeto de Olho no Futuro
JUSTIFICATIVA

A proposta do projeto surgiu mediante a reivindicação de pais e alunos quanto à futura escolha profissional, uma vez que a maioria dos adolescentes ainda não possui maturidade e clareza suficientes para optar por uma profissão que exercerá por toda a vida. O objetivo do Colégio Visão, que tem aulas voltadas à preparação dos alunos para o vestibular, e a escolha consciente da carreira, é apresentar-lhes as diferentes áreas de atuação por meio do olhar de um profissional experiente. Além disso, sempre será enfatizado que uma pessoa possui livre arbítrio para trocar de profissão e que, principalmente, deve escolher uma que lhe dê satisfação profissional e pessoal. Espera-se que ao longo das palestras o aluno possa refletir sobre as várias possibilidades de cada profissão, bem como seus talentos e personalidades que se relacionem nas diversas áreas de atuação. Independente da área do palestrante três aspectos serão sempre enfatizados: um é que o segredo da vitória, em qualquer profissão, é ser o melhor. Outro ponto é despertar, ter na prática o gosto pela leitura, pois qualquer profissão exige conhecimento extra acadêmico. E, finalmente dominar uma língua estrangeira para se inserir no mundo globalizado e ter acesso a outros conhecimentos, aprimorando sua formação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar-se com profissões diversas;
  • Conhecer novas profissões exigidas no mercado contemporâneo;
  • Associar realização profissional e ascensão financeira.
METODOLOGIA

A princípio será aplicado um teste vocacional para os alunos do  3º ano e a partir do mês de março o Colégio Visão oferecerá algumas palestras por bimestre, que acontecerá no mesmo turno, em sistema de rodízio possibilitando atender o maior número de alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O Colégio Visão priorizará como palestrantes os pais de alunos e ex-alunos da instituição, tanto do Ensino Fundamental quanto Ensino Médio. Para realização das palestras será feito um agendamento conforme a sugestão dos alunos e a disponibilidade do profissional. Os critérios e a organização dos temas por área ficarão a cargo do palestrante, bem como os recursos utilizados por ele, que deverão ser passados com antecedência para a instituição a fim de disponibilizá-los. Ressaltando que cada palestra terá o acompanhamento de um ou mais professores.