Projeto Gincana 7 de setembro - Colégio Visão

Projeto Gincana 7 de setembro

Objetivo Geral: Desenvolver o civismo por meio do resgate histórico durante a Semana da Independência.

Por Kelma Flores Marques Leite | dia | em Blog/Atividades | 0 Comentários

Projeto Gincana 7 de setembro

A fim de resgatar e manter o civismo escolar, o Colégio Visão desenvolveu a gincana da Independência, que ocorre na primeira semana de Setembro, com os alunos do período matutino do 6º Ano Ensino Fundamental II do 3º ano Ensino Médio.

A comemoração promove a socialização dos alunos, desperta a criatividade, direciona para a pesquisa, conforme os termos indicados e sorteados entre as turmas e envolvem a comunidade escolar na realização de algumas provas.

Durante a realização os alunos integram-se em assuntos sobre: culinária, dança, música, trajes típicos e personagens conforme o tema proposto à turma.

Esta semana desperta no aluno o resgate histórico e a importância da memorização da cultura, tradição e costumes dos povos.

• Incentivar os alunos à pesquisa sobre a cultura, tradição e costumes dos povos.
  • Promover a socialização entre os alunos, professores, direção, funcionários e comunidade escolar.
  • Descobrir a diversidade relativa à culinária, trajes típicos e personagens pertinentes ao tema.

A semana da Gincana da Independência, do Colégio Visão, é organizada pela coordenação escolar, com antecedência no período de encerramento do 2º Bimestre, sendo convocados dois alunos líderes escolhidos em cada turma para representá-los entregando e esclarecendo o regulamento e as provas pré-estabelecidas às turmas do matutino, pela coordenadora Sandra e Diretor Leonildo com tema gerador já definido, o qual  tem por finalidade ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre o Brasil.

Em seguida os representantes repassam e socializam com seus colegas de classe buscando dividir, identificar conforme possibilidades e/ou afinidades as provas individuais e coletivas. Os alunos também recebem a contribuição do professor responsável da turma e ainda de funcionários e comunidade escolar; sendo compromisso e responsabilidade dos mesmos a respeito das atividades e tarefas a cumprir no prazo estipulado.

Organizada as equipes envolvendo os alunos do 6º ano de Ensino Fundamental II ao 3º ano do ensino médio matutino devidamente matriculados; cada tarefa/atividade será realizada seguindo os indicativos propostos do dia, sendo encaminhados na hora do intervalo pelo Diretos e avaliado/julgado pela comissão de jurados que é soberana, com autonomia total de decisão para classificação ou desclassificação sobre determinada equipe, observando os critérios de criatividade, pontualidade, conhecimento, entre outros, de acordo com as exigências de cada prova; cabendo apenas a solicitação de alunos líderes e professor responsável da equipe/turma da sala.

No decorrer das apresentações das provas de cada dia que se dá perante um sorteio especificando a prova e o dia que a sala deverá apresentar, todos os alunos são convidados a ficar em posição de sentido para hastear as bandeiras do Brasil, estado de MT. , município de Colíder e do Colégio Visão e cantar o Hino Nacional Brasileiro, num ato de civismo à Pátria, comemorando a Independência do Brasil, ficando uma sala, a cada dia, responsável pela apresentação do Hino. Ao final da apresentação será afixado no mural do colégio um demonstrativo com resultado da soma da pontuação da tarefa específica exigida neste dia à equipe.

Os alunos deverão apresentar-se durante a semana com acessórios que representem o patriotismo, como: fitas, pinturas, bijuterias e outros. Como cumprimento das provas, cada equipe confeccionará uma caixinha decorada, para guardar os celulares sendo usada até a próxima gincana.

Ao final da gincana, que se encerra com a comemoração final do dia 7 de setembro, os representantes das equipes deverão comparecer no dia anterior na quadra do Colégio Visão para que haja os sorteios do local que cada equipe irá ocupar neste dia.

As equipes deverão estar posicionadas para o hasteamento das bandeiras no 1º horário às 7 h. aquelas que estiverem incompletas ou desorganizadas poderão ser penalizadas na pontuação da prova do patriotismo, neste dia, as provas de abertura conforme a temática fica a critério da turma com liberdade e criatividade.

Todos os alunos participantes devem comparecer uniformizados com uma camiseta personalizada, contendo o logo do Colégio, específica para este dia e juntos apresentarem um grito de guerra. As demais provas/tarefas seguirão o cronograma do dia, sendo avaliado e julgado pela equipe de jurados. Ao término, será somada à pontuação, observando as notas de soma geral, classificando em 1º, 2º e 3º lugar. A equipe que ficar em 1º lugar recebe como premiação um passeio à Cachoeira Mercúrio.

O Colégio Visão, com esta comemoração, atinge seu objetivo que é preservar a cidadania e o civismo, na defesa de certos valores e práticas assumidas com os deveres fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar sua harmonia, conhecimento e melhorar o bem estar de todos. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação ocorre diante das observações compostas pela coordenação e uma equipe de jurados pertencentes ao quadro escolar de professores e funcionários.

Vale ressaltar que o presente projeto não tem caráter avaliativo relacionado à atribuição de notas, seja em qualquer disciplina ou bimestre, e sim um caráter recreativo lúdico.

Durante todo período da gincana da Semana da Independência os alunos, devem seguir e respeitar as regras, normas e critérios estabelecidos pela escola, sob suspenção e punição aos alunos quando não cumpridos as provas estabelecidas

Deixe seu comentário aqui: