Projeto Iniciação à Pesquisa Científica - Colégio Visão

Projeto Iniciação à Pesquisa Científica

Objetivo Geral: Desenvolver a pesquisa escolar apropriando-se dos critérios exigidos pela pesquisa científica.

Por Kelma Flores Marques Leite | dia | em Blog/Atividades | 0 Comentários

Projeto Iniciação à Pesquisa Científica

A finalidade do projeto Iniciação à Pesquisa Científica surgiu diante das dificuldades encontradas pelos alunos e percebidas pelos professores no decorrer das aulas, ao encaminhar pesquisas com o objetivo de ampliar o conhecimento. Partindo do conceito de que o homem é considerado racional pela capacidade de pensar, mudar e transformar a natureza torna-se viável confirmar esse conhecimento potencializando os alunos desde o 5º ano do Ensino Fundamental I até o término do E. M do Colégio Visão. O projeto pode contribuir de algum modo para o aperfeiçoamento no saber para si e a sociedade, uma vez que o contexto escolar não difere do seu entorno, sendo assim é necessário aprender a projetar o que se deseja alcançar.

• Compreender a importância do projeto para a busca do conhecimento;
  • Identificar as normas da pesquisa;
  • Entender que a adoção correta das normas facilita a compreensão do estudo;
  • Perceber que as normas foram elaboradas respeitando as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O Colégio Visão interessado em oferecer uma educação que possa garantir o desenvolvimento de trabalhos seguindo critérios de pesquisa científica compreende a importância de iniciar as aulas oferecendo o curso de iniciação à Pesquisa Científica. O curso foi oferecido no início do ano letivo de 2012 por um profissional Auxiliar Técnico em Informática que instruiu os alunos sobre o processo de formação dos trabalhos exigidos, para alunos do 5º Ano foram ressaltadas apenas as noções básicas, já as maiores exigências foram apresentadas aos alunos do 6º ano e dos anos subsequentes. Podem também os professores acompanhar seus alunos com suas respectivas atividades, esclarecendo, à medida do possível, as pesquisas e verificando se os trabalhos se enquadram nas normas da ABNT. Após esta iniciação os alunos receberam um curso prático de formatação pelo auxiliar de multimeios, no contra turno, que se realizou em horário pré-estabelecido de acordo com as turmas. Vale ressaltar que todos os alunos adquirem, ao início do ano letivo, uma apostila constando as principais regras das normas a serem seguidas durante o ano em questão. Para os anos letivos subsequentes tanto o curso prático de formatação quanto outros cursos que possam vir a ser necessários, como o de oratória, poderão ser realizados de acordo com as necessidades que forem surgindo.