Projeto Aluno Guia - Colégio Visão

Projeto Aluno Guia

Objetivo Geral: Aprimorar os hábitos dos alunos despertando-lhes a responsabilidade pela preservação do espaço físico e ambiental do Colégio Visão.

Projeto Aluno Guia

Tendo em vista que há uma necessidade de desenvolver a prática de conservação ambiental para as gerações atuais e futuras, é de fundamental importância que a escola como entidade formadora de opinião, transforme seus alunos em multiplicadores e colaboradores para o bem estar de sua comunidade. Desta forma, o Colégio Visão demonstrou uma grande preocupação em formar alunos-cidadãos capazes de desfrutar dos recursos naturais sem causar maiores impactos, percebendo que tudo isso só é possível por meio da prática da economia solidária.

Reorganizar o espaço escolar em relação aos resíduos produzidos durante suas atividades.

• Sensibilizar todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para a preservação do meio ambiente.
  • Mostrar ao aluno que ele faz parte do ambiente escolar como agente transformador do meio educacional;
  • Preservar e sensibilizar os demais educandos da importância da preservação do espaço físico escolar.
  • Despertar para a necessidade da prática econômica solidária como benefício imediato e futuro à comunidade escolar.

A coordenação nomeará o aluno-guia por meio da lista de chamada contemplando todos os alunos da turma. As funções do aluno-guia serão individuais e o tempo de duração de suas atividades será conforme o número de alunos por sala.

O aluno nomeado tem como responsabilidades: preservar o patrimônio escolar, manter a sala de aula organizada e limpa, evitar o desperdício de água, energia elétrica e papel.

O aluno será premiado com 0,5 (cinco décimos) na média, em todas as disciplinas, durante o bimestre de atuação. Caso haja registro de ocorrências negativas, perderá 0,1 (um décimo) por ocorrência, porém suas responsabilidades continuam durante todo o ano letivo. Os professores da turma terão a função de supervisionar os alunos-guias na execução de suas atividades durante o período, as ocorrências serão comunicadas à coordenação que fará o registro diante do aluno com a assinatura do mesmo.

A coordenação fará uma reunião com os alunos-guias informando-os de suas incumbências e as possíveis perdas dos benefícios propostos pelo projeto, sendo redigido em livro ata específico, ao término de cada mês os dados registrados são utilizados pela coordenação pedagógica e professores do Colégio Visão.

Os professores devem interagir junto aos alunos, sensibilizando-os quanto às suas obrigações de organização e consideração do espaço físico das salas de aulas por meio de multimeios, palestras, visitas e atividades fora do espaço escolar.

FUNÇÕES DO ALUNO-GUIA
  • Acender e apagar as luzes;
  • Ligar e desligar o ar-condicionado ou ventiladores todas as vezes que os alunos se ausentarem da sala;
  •  Levar os celulares e o controle do ar-condicionado à coordenação;
  •  Organizar a sala com o auxílio dos demais alunos;
  •  Informar aos colegas sobre a importância do lixo reciclável;
  •  Informar à coordenação a respeito de assuntos relevantes ocorridos em sala de aula;
  •  Valorizar o trabalho das zeladoras;
  •  Ajudar na manutenção da limpeza do pátio e dependências da escola;
AVALIAÇÃO

Será realizada durante todo o ano letivo, através das atividades propostas, observando a apropriação do conhecimento que o aluno adquiriu durante a sua participação ativa nos trabalhos. Ressaltando que a avaliação é apenas um dos recursos que será utilizado pelos envolvidos e propiciará uma oportunidade para a formação do cidadão.