Projeto Rádio Escola - Colégio Visão

Projeto Rádio Escola

Objetivo Geral: Promover a socialização entre os alunos, por meio da comunicação como linguagem mais acessível em todos os aspectos inerentes ao mundo globalizado.

Projeto Rádio Escola

Os meios de comunicação no mundo globalizado têm grande importância no âmbito educativo, uma vez que são ferramentas adicionais no processo ensino aprendizagem. Considerando os conhecimentos prévios dos alunos, o Colégio Visão preocupa-se em lhes oferecer um espaço interno, para que por meio da comunicação possam apropriar-se dos recursos multididáticos desenvolvendo a criatividade e a imaginação. Sendo a implantação da rádio um dos recursos aquisitivos mais acessíveis. O Colégio priorizou este investimento para os alunos, uma vez que possui caráter informativo, educativo e de entretenimento musical e informativo.

• Despertar nos alunos a sensibilidade crítica das informações recebidas;
  • Desenvolver a percepção auditiva, concentração, linguagem, socialização e a criatividade dos educandos;
  • Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação;
  • Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.

O projeto é executado no Colégio Visão, no turno matutino, abordando todas as disciplinas. No decorrer do ano letivo, cada programação terá a duração de 20 minutos (durante o intervalo). A programação inicial da rádio será de responsabilidade dos alunos, seguindo a ordem decrescente das turmas da 3ª série do Ensino Médio para os próximos períodos, com duração correspondente ao número de alunos por turma.  O responsável pela rádio será indicado pela coordenação e direção do Colégio Visão para acompanhar os alunos designados. A turma incumbida da tarefa do projeto deve entregar ao responsável a edição de textos para ser avaliada, este observará e fará a correção das atividades. O cronograma deverá se entregue com antecedência de uma semana ao responsável, caso isso não ocorra não haverá programação por parte desses alunos. Havendo descompromisso com a programação, o aluno não poderá participar de futuras programações durante o ano letivo, e poderá perder parte do conceito e a bonificação do aluno guia, pois a atividade proposta nesse projeto faz parte das atividades curriculares. O responsável pela turma pode pedir ao grupo pesquisas sobre assuntos diferentes para apresentar.

A programação anual consta:

• Assuntos específicos;
  • Pedidos de músicas;
  • Mensagens do dia;
  • Mensagens de datas comemorativas;
  • Entrevistas;
  • Apresentações, entre outras.